Consulta de Sexologia
Uma vida sexual plena e satisfatória é um direito universal e inalienável de qualquer pessoa, e contribui para uma vida global mais realizada e feliz, repercutindo-se noutras esferas da vida: pessoal, profissional, relacional, entre outras.
Em termos das principais dificuldades sexuais, podemos resumi-las da seguinte forma:
– No HOMEM, a disfunções sexuais mais comuns são a disfunção eréctil e a ejaculação precoce.
– A disfunção eréctil (dificuldade em atingir e/ou manter uma erecção minimamente estável para permitir o acto sexual) atinge cerca de 70% da população masculina pelo menos uma vez na vida, e pode ser devida a causas orgânicas (nomeadamente a diabetes, hábitos tóxicos ou problemas vasculares) ou psicológicas (ansiedade, depressão, falta de autoestima).
– A ejaculação precoce é mais comum em jovens e tem, habitualmente, causas psicológicas, tendendo a desaparecer com o aumento da idade e da experiência sexual. Importa salientar que uma ejaculação não é “precoce” por ser atingida mais ou menos rapidamente, mas sobretudo pela insatisfação que provoca num ou em ambos os parceiros.
– Na MULHER, as disfunções sexuais mais comuns são um desejo sexual hipoactivo (falta de desejo sexual) e a dispareunia (dores durante as relações sexuais).
– A falta de desejo sexual deve-se, mais habitualmente, a factores psicológicos (traumas sexuais anteriores, depressão, ansiedade, falta de autoestima e complexos com o seu corpo ou com o do parceiro).
– A dispareunia pode ter origem em factores orgânicos (lubrificação vaginal insuficiente) ou psicológicos.
Na consulta, além de ser feita uma entrevista abordando a forma como um ou ambos os parceiros lidam com as questões da sexualidade, são também propostas algumas técnicas específicas para a resolução do problema, que podem ser efectuadas em casa (portanto, fora da sessão terapêutica).
Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107
E-mail: cpd.povoa@gmail.com
Segunda a Sexta-Feira das
10.00 às 13.00 e das 15.00 às 20.00.
Sábado das 9.00 às 13.00
As marcações devem ser efectuadas preferêncialmente por:
Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107
E-mail: cpd.povoa@gmail.com