Hipnoterapia
Em homenagem ao Deus grego do sono, Hypnos, a maneira mais simples de descrever a hipnose é tão somente como entrar num estado de relaxamento profundo e de atenção concentrada, onde a mente se torna mais recetiva a fazer mudanças eficientes nos sentimentos e comportamentos.
A concentração e foco é semelhante ao ler um livro, ver um filme, navegar nas redes sociais. Quando se utiliza a hipnose, há́ um aumento de atividade cerebral onde o consciente é ligeiramente suprimido e o subconsciente assume assim a sua dominância. Este estado de relaxamento torna consciente informação que foi reprimida e leva-nos à descoberta da mente subconsciente, local onde se encontra os traumas, fobias, crenças, todas as nossas emoções, hábitos e experiências passadas. A hipnoterapia/hipnose geralmente é feita sobre a orientação de um profissional, treinado e qualificado, que utiliza a repetição verbal (sugestões) e imagens mentais.
No decorrer da terapia, a maioria dos indivíduos sente-se calmo e relaxado tornando-os mais abertos a sugestões para que assim possam ocorrer as mudanças e melhorar a sua saúde física e mental (perceções, sensações, emoções, memórias, pensamentos e/ou comportamentos). Permite ainda que as distrações interiores e exteriores sejam ignoradas para que o individuo se sinta mais aberto às sugestões, pois enquanto o cérebro está num estado hipnótico profundamente relaxado, é mais provável que ele absorva, amplifique e aja de acordo com essas mensagens terapêuticas.
A maioria dos indivíduos lembra-se de tudo o que acontece durante as sessões de hipnose, permanecem conscientes de quem são, onde estão e lembram-se do que aconteceu durante uma sessão de hipnose. Tudo ocorre num ambiente seguro, confortável, confidencial e sem julgamento.
A hipnose clínica é um tipo de terapia clínica frequentemente usada como parte de um plano de tratamento que inclui abordagens médicas tradicionais.
As transformações que a hipnose oferece incidem na forma de atuação mais rápida e eficaz de chegar ao nível do inconsciente, aumenta a consciência emocional, ajuda ao autoconhecimento, permite a mudança nos padrões de sentimentos e pensamentos levando a modificar comportamentos muitas vezes desadaptativos.
A hipnose é uma terapia mente-corpo e cria “uma experiência imersiva sem julgamento” (Dr. David Spiegel, psiquiatra da Universidade de Stanford e principal pesquisador da hipnose).
Importante referir que a hipnose não é apropriada para indivíduos com problemas graves de saúde mental (sintomatologia psicótica, alucinações e delírios), bem como indivíduos que apresentem um estado alterado de consciência devido ao consumo de substâncias (droga ou álcool).