Marcação de consultas: 21 959 8419 / 96 418 5867 / 96 322 7107 – Email: cpd.povoa@gmail.com

logo_v1_sml

Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria

Psicologia

Para que seja mais fácil entender a Psicologia que tanto se associa aconselhamento, talvez seja melhor explicar a diferença entre os conselhos de amigos e os “conselhos” de um Psicólogo.

É certo que os conselhos dos amigos trazem um certo alívio momentâneo, mas não passa disso. Um amigo pode considerar que tem a solução mágica mas esta solução iria ser baseada nas suas crenças e nas suas vivências. Daí cada amigo dar conselhos distintos.

Um amigo ou familiar não possui as “ferramentas” adequadas para lidar com o seu problema. Falta-lhes a paciência, a técnica e a imparcialidade, pois muitas vezes os conselhos recebidos refletem a realidade do seu amigo e não a sua realidade.

É necessário formação e técnica suficiente para interpretar os problemas de acordo com a individualidade de cada um nos diversos contextos.

A Psicoterapia é um processo onde o Psicólogo não partilha com a pessoa o que ela deseja ouvir mas sim orienta-a com outros pontos de vista de forma a encontrar o seu próprio equilíbrio.

O psicólogo deixará de lado o ponto de vista pessoal, os valores, as emoções, os julgamentos e levará em conta inúmeros aspetos da história do paciente, com base na ciência e na investigação.

A duração da consulta é de aproximadamente de 50 minutos, dependendo por vezes, da natureza do problema. A primeira consulta pode ser um pouco mais demorada.

As técnicas utilizadas são diversas e são aplicadas de acordo com o tipo de problema em questão.

Psicologia para Crianças, Adolescentes e Adultos 

Realizamos consultas de Psicologia para Crianças, Adolescentes e Adultos com o objetivo de ajudar ao desenvolvimentos de problemas relacionados com:

Fobia escolar; Perturbações alimentares (anorexia e bulimia nervosas); Perturbações obsessivas; Mutilação;Tentativa de suicídio;Ansiedade;Depressão;Medos e Fobias;Perturbações do sono (insónias, pesadelos e terrores nocturnos);Adaptação ao Divórcio;Processos de Luto;Depressão Infantil/Juvenil e Isolamento;Relações Interpessoais;Gestão de conflitos;Agressividade;Enurese e Encoprese;Problemas do comportamento;Hiperatividade;Desobediência;Indisciplina;Agressividade;Psicologia do Neurodesenvolvimento, etc.

Psicologia do Neurodesenvolvimento

Realizamos consultas de consulta de Psicologia do Desenvolvimento onde procuramos ajudar o desenvolvimento psicomotor nas suas diferentes áreas: motora, linguagem, cognitiva, emocional e social.

Perturbações do Desenvolvimento:

– Perturbação do Espetro do Autismo; Síndrome de Asperger, Trissomia 21; Síndrome de Angelman; Sobredotação; Défice Cognitivo; síndromes raras do desenvolvimento; Perturbações específicas da linguagem, entre outras.

– Crianças cujo processo de desenvolvimento se encontra ameaçado.

Terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing – dessensibilização e Reprocessamento por Movimento Ocular)

Abordagem terapêutica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, pela Associação Americana de Psicologia e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É utilizada sobretudo no tratamento de Perturbação de Stress Pós-Traumático, Perturbações Depressivas, Perturbações de Ansiedade, Complicações de Luto, Dependências, Adições e Perturbações Psicossomáticas, entre outras. Quando eventos perturbadores acontecem, muitas vezes ficam registados no nosso cérebro de uma forma não adaptativa. Isso traduz-se num impacto negativo no nosso funcionamento: nas nossas emoções, pensamentos e comportamentos.

Objetivo: Reduzir o sofrimento associado às memórias traumáticas.

O movimento ocular ativa ambos os hemisférios cerebrais e facilita a que as memórias traumáticas sejam dessensibilizadas e reprocessadas. É possível processar a informação de forma mais adaptativa, saudável e construtiva! Por vezes nem nos apercebemos do impacto que eventos passados podem ter no nosso funcionamento do dia a dia, mas os acontecimentos traumáticos ou perturbadores podem ter várias consequências negativas que trazem grande sofrimento.

A terapia EMDR aplica-se a crianças, adolescentes e adultos e pode ajudar pessoas com diversos sintomas ou perturbações.

Psicoterapia

 A psicoterapia é um método de tratamento para problemas psicológicos (por exemplo, ansiedade, depressão, relacionamentos, dependências, ataques de pânico, entre outros) em que se permite ao paciente alcançar um maior conhecimento de si próprio e das suas emoções, aumentando o bem estar do paciente e permitindo a resolução do problema. 

Ao ajudar o paciente a procurar compreender a fonte dos seus problemas estamos a tratá-los na sua origem e não apenas a tentar controlar/diminuir os seus efeitos. 

Após uma fase inicial de estabelecimento da aliança terapêutica as mudanças começarão naturalmente a surgir: a pessoa vai compreendendo melhor aquilo que se passa consigo e vai podendo, assim, atacar diretamente o problema, modificando de forma duradoura o seu modo de funcionar e de estar na vida. 

Psicoterapia Analítica de Grupo

A psicoterapia analítica de grupo é um processo psicoterapêutico altamente especializado e diferenciado, indicado para múltiplos distúrbios emocionais: fobias, dificuldades de socialização, ataques de ansiedade e pânico, depressão, entre outros.

Com uma periodicidade semanal, um grupo heterogéneo de 4 (mínimo) a 8 pessoas (máximo), que não se conhecem previamente, iniciam um percurso individual na área da psicoterapia analítica de grupo. Há lugar a uma selecção prévia dos elementos que irão constituir o grupo, visto que nem todas as pessoas se enquadram em todos os grupos. Nesta linha, e de forma a preservar a integridade do grupo enquanto entidade acolhedora e transformadora de todos e cada um dos membros, está interdita a relação entre os membros do grupo fora das sessões terapêuticas. Este processo é conduzido de forma a que se promova o desenvolvimento das capacidades de cada um dos membros e do próprio grupo como um todo. Afinal, o todo é mais do que a soma das partes, assim como um grupo terapêutico é mais do que a soma dos seus elementos.

O grupo representa para cada elemento o microcosmos do seu mundo interno, através do qual modos alternativos de lidar com os conflitos e desejos podem ser explorados e modificados, através do estabelecimento de novas relações interpessoais.

Vantagens do Acompanhamento Psicológico

Porquê procurar um psicólogo?

A Psicologia, enquanto ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, oferece muitas vantagens a quem a procura, nomeadamente a possibilidade de expor as suas dúvidas, medos e dificuldades num ambiente compreensivo e neutral, onde a pessoa não se sente alvo de julgamentos. Estabelece-se, ao longo do processo terapêutico, uma relação psicólogo-paciente chamada “aliança terapêutica”, no seio da qual se abordam as dificuldades que afligem e condicionam a vida e o funcionamento da pessoa.

São abordadas as dificuldades e propostas estratégias para a sua resolução, num tempo mais ou menos alargado, consoante a pessoa e a problemática em causa. Devido à completa personalização do processo, não se pode destinar um prazo para a resolução do mesmo. Este pode ser mais ou menos curto, mais ou menos prolongado, dependendo de inúmeros fatores – personalidade do paciente, suas expectativas, seus objetivos, personalidade do terapeuta, entre outros.

Ao contrário de uma consulta de Psiquiatria, não há lugar a qualquer prescrição de medicação, procurando-se também, se tal for o caso, um enquadramento entre o processo psicoterapêutico e o acompanhamento médico (psiquiátrico ou outro). A partir desta articulação entre medicação e psicoterapia, obtêm-se grandes benefícios ao serviço da qualidade de vida dos pacientes.

A mudança é, sem dúvida, um processo pleno de desafios, dificuldades e exigências – mas compensa! Para melhor muda-se sempre!

 

Centro de Psicologia e Desenvolvimento da Póvoa de Santa Iria

Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107 
E-mail: cpd.povoa@gmail.com

Horários

Segunda a Sexta-Feira das
10.00 às 13.00 e das 15.00 às 20.00.
Sábado das 9.00 às 13.00

As marcações devem ser efectuadas preferêncialmente por:
Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107
E-mail: cpd.povoa@gmail.com

Morada: Praceta General Norton de Matos, nº 3 – Loja Dta.
2625-179 Póvoa de Santa Iria
× Fale connosco