Realizamos consultas de Terapia da Fala que ajudam ao desenvolvimento de:
Dificuldades na comunicação verbal e não verbal
Dificuldades de pragmática
Dificuldades na articulação de palavras
Desenvolvimento tardio de algumas palavras – tendo em conta o desenvolvimento da criança.
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional promove a capacidade de indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas.Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito trabalhar o desenvolvimento de cuidar de si própria (autocuidados),desfrutar da vida (lazer, brincar) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade, participação académica). Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se (atividades da vida diária), desenvolvimento das relações com o outro, dar significado às rotinas e participação/integração na comunidade.
A Terapia Ocupacional é a profissão que trabalha crianças com disfunção de integração sensorial, ou seja, crianças com ou sem patologia associada, que apresentam dificuldade no processamento ou organização da informação sensorial que é recebida ao corpo, do meio/ambiente à nossa volta. Quando a informação sensorial é confusa, excessiva ou distorcida, existe dificuldades em prestar atenção, aprender, planear e desempenhar tarefas de um modo eficaz e competente. Quando a Integração Sensorial se desenvolve e funciona bem, raramente temos consciência dela. A Disfunção de Integração Sensorial pode considerar-se um problema escondido, porque não é perceptível como são as incapacidades físicas ou as alterações na linguagem. A criança com défice sensorial-integrativo pode sentir-se facilmente frustrada pelas dificuldades com que se depara na realização de tarefa, aparentemente simples, ou na interação com os outro.Sinais que a criança necessita de acompanhamento em Terapia Ocupacional:
Demonstra fuga ou aversão face a algumas sensações táteis ou texturas que normalmente não são incómodas para outras crianças da mesma idade, como por exemplo, lavar a cara, demonstrar uma resistência invulgar a lavar o cabelo ou mesmo afastar-se e/ou rejeitar o toque o contato físico. Não gosta de areia, digitintas e demonstra reação negativa no vestir alguns tipos de roupas.
Apresenta uma resposta de medo típica face ao movimento e/ou a alturas que normalmente não são assustadoras.
Evidencia maior sensibilidade do que o esperado a alguns sons, cheiros, sabores, luzes, com reações de tapar os ouvidos perante sons específicos, ter vómitos perante odores não enjoativos, evitar certos tipo de luminosidade.
Demonstra tendência para procurar determinado tipo de experências de um modo excessivo ou de forma invulgar e/ou não se aperceber de algumas sensações que seriam percebidas pela maioria das pessoas tais como, desejar muito movimento, tendência para se inclinar, empurrar ou puxar, querer tocar insistentemente em muitas coisas, ignorar situações tipicamente dolorosas.
Este tipo de quadro de Disfunção Sensorial, leva a dificuldades como cair frequentemente, dificuldades de estabilizar a postura e copiar do quadro para o caderno, dominância manual imatura, confundir conceitos, dificuldade em diferenciar sons e palavras, dificuldades da manipulação fina com botões, preensão de objetos e brincar com peças pequenas.
Intervem em:
Dificuldades motoras, sensoriais, espaciais
Dificuldades em atividades de vida diária
Dificuldade percetiva
Dificuldades ao nível da postura, da lateralidade, do ritmo, da motricidade
Dificuldade de coordenação motora
Dificuldade de atenção/concentração
Realizamos consultas de Terapia de Casal. É um modo de intervenção psicológica dirigida ao casal, sendo ele o foco do processo terapêutico.A terapia centra-se nas emoções, pensamentos, respostas afectivas e no padrão de interações que ocorre entre os dois membros do casal.A terapia de casal pode levar a uma união mais forte e saudável ou a uma separação, isso nunca dependerá do psicoterapeuta, mas sim do evoluir do processo, do crescimento e consciencialização de ambos e da vontade de cada um.
Realizamos consultas de Terapia de Casal. É um modo de intervenção psicológica dirigida ao casal, sendo ele o foco do processo terapêutico.A terapia centra-se nas emoções, pensamentos, respostas afectivas e no padrão de interações que ocorre entre os dois membros do casal.A terapia de casal pode levar a uma união mais forte e saudável ou a uma separação, isso nunca dependerá do psicoterapeuta, mas sim do evoluir do processo, do crescimento e consciencialização de ambos e da vontade de cada um.
O terapeuta cria os processos de análise da vinculação no casal, focando na “base segura” potencial do casal, estabelecendo essa base na psicoterapia. Tenta elucidar sobre os processos internos do casal e encorajar o jogo e a exploração, de modo a recuperar e aliviar situações traumáticas, acedendo e reprocessando afeto.
” O papel do terapeuta de casal é o de facilitar a análise dos modelos representativos da relação e, por vezes, sugerir uma narrativa que estabeleça uma conexão entre as diferentes histórias contadas por cada um dos parceiros.neste processo,terapeuta e casal têm um papel essencialmente simétrico, de co-exploração , no sentido em que cada um depende do outro para que essa exploração seja enriquecedora. No entanto, pelo facto de terem todos diferentes papeis e responsabilidades, existe uma assimetria essencial. Simetria não significa igualdade e semelhança. A moldura terapêutica estabelece a fronteira que distingue o papel e identidade do terapeuta e o de quem o procura.sem esta distinção, não existe relação.” Clulow, 2000.
Terapia Parental/Familiar
Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107
E-mail: cpd.povoa@gmail.com
Segunda a Sexta-Feira das
10.00 às 13.00 e das 15.00 às 20.00.
Sábado das 9.00 às 13.00
As marcações devem ser efectuadas preferêncialmente por:
Telefone: 21 959 8419
Telemóvel: 96 418 5867 / 96 322 7107
E-mail: cpd.povoa@gmail.com